13 de Março de 2019
Pesquisadores do Duke Eye Center, a Dra. Sharon Fekrate o Dr. Dilraj Grewalconseguiram diagnosticar sinais do Alzheimer (doença neuro-degenerativa incurável), através de um tipo de exame não invasivo e muito preciso chamado Angiografia por Tomografia de Coerência Óptica (OCTA).
As imagens geradas pela Angiografia, auxiliaram grande parte das pesquisas sobre a conexão do olho com a doença, permitindo que os médicos pudessem ver os menores vasos sanguíneos em sua parte posterior, que são inferiores a largura de um fio de cabelo humano.
No Brasil, 6% da população com mais de 60 anos sofre com a doença, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Em todo o mundo, 15 milhões de pessoas têm Alzheimer e, nos Estados Unidos, é a quarta causa de morte de idosos entre 75 e 80 anos.
A retina compartilha muitas semelhanças com o cérebro, tornando-se sua extensão, os pesquisadores acreditam que sua deterioração pode espelhar as mudanças que ocorrem nos vasos sanguíneos no cérebro, oferecendo, assim, uma abertura para o processo da doença.
Através do exame OCTA, é possível diferenciar pessoas com o Mal de Alzheimer daquelas com apenas um comprometimento cognitivo leve. Pesquisadores usaram o OCTA para comparar as retinas em 70 olhos de 39 pacientes com Alzheimer, contra 72 olhos de 37 pessoas com comprometimento cognitivo leve e 254 olhos de 133 pessoas com a retina saudável. Descobriu-se que, o grupo de pessoas com Alzheimer tinha perda de pequenos vasos sanguíneos da retina no fundo do olho, e que, uma camada específica da retina era mais fina quando comparadas às com comprometimento cognitivo leve e as das pessoas saudáveis.
As diferenças na densidade foram estatisticamente significativas após os pesquisadores controlarem fatores como idade e sexo.
Tanto a Oftalmologista e autora sênior, Dra. Sharon Fekrat, juntamente com o autor principal o Dr. Dilraj Grewal, esperam que seu trabalho possa um dia ter um impacto positivo na vida dos pacientes.
Esta pesquisa é a mais recente e também o maior estudo já realizado até hoje sobre o assunto. Acrescenta à literatura atual, todo o esforço que os cientistas realizam para detectar a Doença de Alzheimer nas fases iniciais.
::: Links úteis :::
Veja a matéria no site da AAO (https://www.aao.org/newsroom/news-releases/detail/study-shows-eye-scan-can-help-detect-alzheimers)
Conheça o REVO NX (ANGIO OCT-A COM BIÔMETRO ÓPTICO) comercializado pela APRAMED:
https://www.apramed.com.br/v4/produtos_detalhes.php?id=161
APRAMED EQUIPAMENTOS OFTALMOLÓGICOS
Rua Gelsomino Saia, 200 • Jardim Maracanã
CEP 13571-310 • São Carlos • BR